Saúde

Confira o cronograma de vacinação de 20 a 25 de março

Trailer da vacina estará em manutenção nesse período

Carlos Queiroz - A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada para idosos com 60 anos ou mais e imunossuprimidos

A Prefeitura de Pelotas informa o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana, de segunda-feira (20) a sábado (25). Além dos imunizantes contra o coronavírus, outros previstos no Calendário Nacional também podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Especialidades (exceto Covid-19), no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e nas bancas 16 e 17 do Mercado Central.

De segunda a sexta-feira, as doses são aplicadas no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas, das 8 às 20h; nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8 às 17h; no Centro de Especialidades, das 8 às 18h; ou em qualquer Unidade Básica de Saúde. Aos sábados, a vacinação ocorre nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8h30min às 12h30min.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a melhor maneira de combater e frear o aumento dos casos de Covid-19 em Pelotas é por meio da imunização e, por isso, reforça a importância da vacinação e de manter o esquema vacinal atualizado. 

Crianças de seis meses a menores de cinco anos, com e sem comorbidades, podem ser imunizadas por livre demanda (apenas no Ambulatório da UCPel) ou por agendamento no site da Prefeitura, pelo link https://pelotas.com.br/agenda-vacinacao/agendar.

A segunda dose de reforço (4ª dose) dos imunizantes contra o coronavírus já está disponível para pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades. Imunossuprimidos, maiores de 18 anos, também podem receber a terceira dose de reforço, apresentando o atestado-padrão, disponível no site https://www.pelotas.com.br/coronavirus, no menu vacinação > documentos.

Bivalente disponível para 60 anos ou mais

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada para idosos com 60 anos ou mais e imunossuprimidos ou com condição de imunossupressão com 12 anos ou mais, além de gestantes ou puérperas (até 45 dias pós-parto) com 12 anos ou mais. Para receber a dose, a pessoa deve ter concluído o esquema primário (D1 e D2) com a vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca). O intervalo mínimo entre a segunda dose monovalente (esquema primário ou reforços) e a bivalente deve ser de, no mínimo, quatro meses.A SMS esclarece que todas as vacinas previstas no Calendário Nacional podem ser aplicadas no mesmo dia em adultos e crianças acima de seis meses. Não há necessidade de intervalo entre a aplicação do imunizante contra o coronavírus e outros. As vacinas das segundas doses para crianças de três e quatro anos de idade continuam com aplicação, exclusivamente, no Mercado Central.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carnaval das campeãs leva milhares à avenida Bento neste fim de semana Anterior

Carnaval das campeãs leva milhares à avenida Bento neste fim de semana

Adição de biodiesel ao diesel passa para 12% a partir de abril Próximo

Adição de biodiesel ao diesel passa para 12% a partir de abril

Deixe seu comentário